Como Fazer Vídeos para o YouTube? (Aprenda de Uma Vez Por Todas)

Fazer vídeos para o Youtube pode parecer uma tarefa difícil para muitas pessoas, mas neste artigo vou te dar o caminho das pedras para iniciar seus vídeos o quanto antes.

Aplique as dicas aqui apresentadas e verá que você perdeu tempo por não ter gravado até agora. Vamos aprender de uma vez por todas como fazer vídeos para o Youtube?

Entenda Como Fazer Vídeos Para  o Youtube, Antes de Começar as Gravações.

entenda como fazer video no youtube passo a passo antes de iniciar as gravações

Vamos primeiramente falar de três itens que são muito importantes antes de começar as gravações dos vídeos no YouTube:

Público-alvo

Todo conteúdo criado tem alguém que queremos alcançar, caso contrário, fica difícil saber como fazer o vídeo certo?

É importante você definir qual o seu Público-alvo, para saber quem você deseja atingir com este conteúdo. Se outros públicos forem alcançados, foi um “extra”.

Aparecer ou Não nos Vídeos?

Que tipo de vídeo fazer? Gravação de tela ou aparecer? Há casos em que o vídeo fará mais sentido com a tela sendo gravada do que com você aparecendo.

Duração do Vídeo

É bom você ter uma noção do tempo que você espera que o vídeo tenha, para se policiar na hora de fazer o roteiro e de fato gravar.

Ambiente adequado.

Este item é de grande importância, pois pode mexer com a credibilidade do seu negócio.

Não é recomendável gravar em locais de grande circulação e movimentação de pessoas, pois com certeza haverá grande barulho no local.

Não é muito bom gravar em ambientes externos quando a muito vento e chuva, pois os sons aparecem no vídeo.

Sempre tende gravar em fundos ou paisagens adequadas, ou seja, nada de gravar naquele quartinho da bagunça em sua casa, por exemplo. Procure sempre ter um ambiente o mais “clean” possível.

Como Fazer Videos Para o YouTube Com Autenticidade.

como fazwer videos para o youtube em ambientes diferentes

Primeiro de tudo, quando falamos de criar conteúdo, precisamos ser nós mesmos. Não adianta querer imitar o colega e ser quem você não é, não rola.

As pessoas se identificam com o estilo que você possui. Quem não curte seu estilo, simplesmente não te seguirá.

E o mais importante, nada de Plágio! Isso é crime e não é nada legal.

Você deve falar de temas que você tem conhecimento, assim você passará confiança e saberá do que está falando, sem ter que copiar de algum lugar.

Arte do Canal e Miniatura do Vídeo.

A expressão “a primeira impressão é a que fica” cabe perfeitamente no meio digital.

A aparência é algo que chama a atenção ou traz repulsa, então você já deve imaginar que para o seu canal ter aquele toque profissional é necessário ter um design adequado.

A Arte do Canal é a capa da página inicial do seu canal no Youtube e a Miniatura é a capa do seu vídeo.

Não se preocupe se você não é um expert neste assunto, hoje você pode contratar pessoas para fazer este trabalho para você ou você mesmo pode fazer, mesmo que não tenha habilidades com design.

Clique aqui para ver como você pode criar estes designs de forma rápida, fácil e profissional.  Baixe aqui o molde para criar a Arte do Canal.

Criar Videos Para o YouTube Com Consistência.

Como criar videos para o youtube com mais frequencia

Fazer videos para o Youtube e ter frequência de postagens é algo essencial para quem quer trabalhar com o Youtube.

Os mecanismos do Youtube levam em consideração a frequência com que você posta os vídeos e a frequência de sua audiência no canal também.

Se você no começo não tem uma disciplina, seu canal perde relevância, sendo que no começo o que mais você precisa é aparecer, mostrar para o seu público que seu canal existe e está ali para ajudar.

Na capa do canal é importante informar os dias de postagens do canal, pois assim seus espectadores sabem quando que serão disponibilizados novos vídeos.

No começo é recomendável subir 2 vídeos por semana, pelo menos.

Mas se você não tiver tempo mesmo, não deixe o canal parado e suba ao menos 1 vídeo por semana.

Edição

Normalmente nas primeiras gravações é muito comum ter erros de gravação e para o vídeo ficar profissional é essencial editá-lo, fazendo os ajustes necessários, tais como:

Corte, inclusão de textos e imagens, efeitos, som de fundo, entre outros.

Você pode realizar essas edições por meio de softwares pagos ou gratuitos disponíveis na internet, onde são disponibilizados desde os mais simples até os mais complexos programas.

E se você é uma pessoa que precisa otimizar o tempo ao máximo e costuma utilizar o Smartphone para tudo, veja como você pode editar vídeos para o Youtube pelo seu celular: Clique aqui.

Grave vários vídeos no mesmo dia

Gravação e edição de vídeos demanda tempo, então, para otimizar mais ainda o processo e fazer o trabalho render, uma super dica é gravar de 3 a 5 vídeos no mesmo dia, para depois você ter apenas o trabalho de editá-los e disponibilizá-los para seu público.  

Se for gravar muitos vídeos, você pode colocar uma blusa, acessório diferente ou mudar de figurino para não ficar tão óbvio que as gravações foram todas feitas naquele mesmo dia.

Roteiro

O roteiro nada mais é do que um “guia” para te direcionar durante a gravação e assim você não se perder.

Cada pessoa faz o roteiro de um jeito, de acordo com sua necessidade e forma de trabalhar, seja ela mais simples ou mais detalhada.

Mas aqui quero deixar dicas simples que já te ajudarão a montar seu primeiro roteiro:

  • Fale para uma pessoa: Escreva seu roteiro pensando que você está em um diálogo e na hora de gravar tente ao máximo sempre se dirigir a quem está do outro lado como “você”, ou seja, fale com uma pessoa e não uma multidão.

As pessoas geralmente assistem os vídeos do Youtube sozinhas, então para deixar o vídeo mais pessoal, o interessante é você direcionar este vídeo a uma única pessoa, como se estivesse conversando com alguém.

  • Chamada do vídeo: comece o vídeo com uma chamada sobre o assunto que será abordado para assim já despertar um interesse em sua audiência e retê-la por mais tempo em seu vídeo.
  • Vinheta: para “cravar” sua marca na mente de seus expectadores, vale em cada vídeo colocar uma vinheta com o logo ou nome da sua marca.
  • Apresentação: Sempre se apresente, para as pessoas saberem quem você é.
  • Inscrições: Sempre no início do vídeo, convide o expectador a se inscrever no canal, dar um “joinha” se gostar do vídeo, assinalar o “sininho” para receber as notificações dos próximos vídeos e comentar é claro.

Aqui é o momento de você também incluir os textos ou elementos que mostrem suas redes sociais.

  • Tópicos: Agora sim, você começará o conteúdo de fato, então para não se perder é importante colocar o que será falado em tópicos.

Não aconselho a colocar textos completos como se fossem scripts, pois pode parecer muito robótico ou mecanizado e não é isso que você quer para o seu canal, certo? Sempre aja com naturalidade.

  • Oferta: Se o seu vídeo for daqueles em que você quer oferecer algo, aproveite este momento para falar do seu produto e enfatizar que os detalhes estão na descrição do vídeo.

Use a descrição do vídeo para incluir outras informações que você passou durante o vídeo e que acredita ser mais adequado incluir lá do que falar no vídeo.

  • Encerramento: Sempre encerre de forma animada, deixando claro que você queria ajuda-lo de alguma forma e agradeça o expectador por ter ficado contigo até o final do vídeo.

Este é um roteiro básico, mas espero que te ajude!

Tom de voz

O tom de voz na gravação é muito, muito importante.

Voz em bom som dá um “gás” no vídeo e não deixa o expectador dormir ou querer passar para outro vídeo.

Se for gravar sem microfone de lapela ou qualquer outro modelo mais profissional e se não tiver um gravador, grave sempre próximo ao aparelho que está utilizando para gravar o vídeo. Assim a voz sairá mais nítida.

Iluminação

Vídeo no escuro só se for de terror!

Brincadeiras à parte, a iluminação do ambiente faz toda a diferença na aparência do vídeo e como estamos falando de gravar vídeos profissionais, vale reforçar este ponto.

Se você não tem condições de comprar uma softbox profissional, o jeito é improvisar!

Use a luz do dia, grave próximo às janelas ou em ambientes externos. Essas são as imagens mais nítidas.

Se tiver um abajur ou lanterna forte, pode usar no ambiente de gravação para dar um reforço na iluminação.

Ou você pode fazer um softbox caseira, é só procurar pelo termo no Youtube que você encontrará vários Youtubers mostrando como se faz uma. Garanto que o resultado será ótimo e você gastará bem menos do que com um equipamento profissional.

Tags

As tags auxiliam na busca do conteúdo que está sendo falado em seu vídeo e ainda ajuda outros vídeos relacionados a serem encontrados, o que pode acontecer com o seu também.

Nada de usar tags que não tenham relação com seu vídeo, pois o Youtube pode te punir por isso, já vi alguns casos na internet.

Nunca deixa de colocar as tags, pois assim ao pesquisar algum determinado termo, elas ajudaram nas buscas

Use o equipamento que tiver

No início se você não possui equipamentos de última geração e nem condições para obtê-los, você vai esperar até consegui-los? Claro que não!

Nós devemos começar com o que temos, afinal, o importante é começar.

Não estou te induzindo a entregar um conteúdo de baixa qualidade, mas sim te incentivando a começar, mesmo que tenha que fazer alguns ajustes a mais do que o normal.

Com o tempo, você vai melhorando sua renda e poderá dar um upgrade em seus recursos.

Então, se tiver, Máquina fotográfica, Filmadora, Celular, Webcam, seja o que for, use!

Só não grava quem não quer! Essa é a verdade.

Entendeu como fazer vídeo para o YouTube? Com as dicas deste artigo já é possível fazer muita coisa, basta você iniciar o processo.

Espero que você tenha gostado deste artigo e que seja muito útil para você!

Deixe um comentário e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Até o próximo artigo! Sucesso sempre.

Autora: Karla Amaral, formada em Gestão de Recursos Humanos e Marketing, blogueira e empreendedora digital. Conheça meu blog: Resolvi Empreender.

Conclusão Deste artigo.

Este artigo foi oferecido por minha Amiga Karla Amaral Do Blog RESOLVI EMPREENDER, espero que você tenha gostado de saber destas técnicas, para complementar este conteúdo de extremo valor, quero que você entenda também as 7 técnicas de como criar títulos Impossíveis de não serem clicados e também as técnicas de SEO para posicionar seu conteúdo.

Bom, agora que você já sabe como fazer videos para o YouTube comece a criar seu videos, não se preocupe muito com o começo o mais importante é você começar e ir adquirindo prática de fazer videos para o YouTube.

Fazer videos para o Youtube pode ser bem divertido, então você pode ficar tranquilo não precise ficar com vergonha ou travado na frente da câmera entendeu? Então comece o mais rápido Fazer videos para o Youtube Como se você já fosse um profissional tirando onda.

Obrigado por deixar seu comentário.